domingo, 31 de agosto de 2014

Exemplo do meu Trabalho Acadêmico I.


Projeto de Extensão: O Curso de Farmácia da FASF, a saúde no Município de Luz, a partir do enfoque da Campanha da Fraternidade de 2012, e a Escola Estadual “D. Lica Raposo”.                                                                                                                                                                                                     Jairo Melgaço.



Luz, março de 2012

Idéia Geral: Articular a formação do futuro farmacêutico com os termos da Campanha da Fraternidade de 2012 [A Igreja propõe como tema da Campanha deste ano: “A fraterni­dade e a Saúde Pública”, e com o lema: Que a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo 38,8)] com a realidade da saúde no município de Luz, e a Escola Estadual “D. Lica Raposo”.

Objetivo Geral: Avaliar e Refletir sobre a realidade da saúde em comunidades luzenses mais carentes, à luz das propostas da Campanha da Fraternidade de 2012, em vista de complementar a formação dos futuros farmacêuticos, e ao mesmo tempo estender para essas comunidades conhecimentos sobre cuidados com a saúde, higiene corporal etc. e, além disso, incluir nesse contexto os alunos da Escola “Lica Raposo”.

Metodologia: Participarão do projeto as turmas de Primeiro, Terceiro, Quarto e Quinto Períodos do Curso de Farmácia da FASF.  

Obs. Os encontros e os trabalhos de campo e as leituras que serão realizadas com as turmas serão de acordo com a disponibilidade de tempo e datas pelos próprios alunos, sendo que as atividades serão distribuídas de acordo com essas disponibilidades.

Fase 1- Exploratória:
Num primeiro momento os alunos deverão analisar o Texto Base da Campanha da Fraternidade de 2012, principalmente a Primeira e Terceira Parte que se referem aos itens que dizem respeito mais diretamente com a ciência saúde e sociedade, tais como a saúde e doença, saúde no Brasil, SUS, determinantes sociais da saúde, etc.
Em seguida deverão visitar os PSFs da área urbana de Luz para identificar as áreas onde se concentram as comunidades mais carentes de serviços de saúde bem como o acesso e qualidade dos serviços prestados nessa área.
Finalmente conhecer as turmas das Escolas Estaduais “Lica Raposo” para identificar problemas de saúde.

Fase 2- Analítica: Nessa fase as informações e dados serão organizados e tabulados para que seja possível uma caracterização das realidades pesquisadas.

Fase 3- Propositiva: A partir da realidade caracterizada na fase dois deverão ser identificados problemas, situações adversas e carências diversas para que seja possível estabelecer propostas de contribuição para tentar minimizá-las. 

Fase 4 - Intervenção na realidade: Essa fase ocorrerá desde que não haja nenhum impedimento para sua realização, tais como falta de verbas, de tempo disponível, de extrapolação e invasões de esferas de atuação de órgãos públicos, etc.
A princípio pretende-se realizar intervenções que:
a)      Possam ampliar o conhecimento sobre saúde, numa abordagem ampla de saúde, das comunidades carentes identificadas e, ao mesmo tempo, esclarecer sobre os direitos ao acesso a serviços de saúde garantidos por lei;
b)      Contribuam para a formação do futuro farmacêutico;
c)      Auxiliem nos estudos sobre a saúde na Educação Básica e na formação do futuro farmacêutico.

Fase 5 – Recursos: Serão utilizados os recursos materiais e humanos disponíveis em todos os momentos da execução do projeto. Em função das propostas apresentadas e do volume de recursos necessários para que possam ser colocadas em prática, todas as fontes de recursos financeiros serão utilizadas, tais como a FASF, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Educação e, ao mesmo tempo, órgãos ligados ao Governo do Estado de Minas e à União, além das Igrejas das diversas religiões, eventualmente poderão ser contatados.

Fase 6-  Avaliativa. Durante a realização do projeto deverão ser incluídos momentos e instrumentos de avaliação. Ao final da realização do Projeto deverá ser feita uma avaliação geral dos seus resultados para que possa ser elaborado um relatório final (ao longo do processo serão reunidos dados, informações, fotografias e etc. para que seja montado um Portfólio) que deverá ser composto da contribuição de todos os alunos dos períodos do curso de Farmácia envolvidos no projeto.
  
Referências Bibliográficas:


Conferência Nacional dos Bispos do Brasil / Campanha da Fraternidade 2012: Texto-Base. Brasília, Edições CNBB. 2011.

GUYTON. Arthur C., HALL, John E. Fundamentos de Guyton – Tratado de Fisiologia Médica. 10ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A. 2002.

JULIATTO, Clemente Ivo e OLIVEIRA, Paulo Eduardo. (Coords.) Um jeito próprio de cuidar: reflexões e propostas para a área da saúde. Curitiba: Champagnat, 2005. (Coleção Institucional, 1)

REPETTO, Enrico (Org.). O guia da medicina: da formação acadêmica à prática profissional. Porto Alegre: Artmed, 1998.



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