Projeto
de Extensão: O
Curso de Farmácia da FASF, a saúde no Município de Luz, a partir do enfoque da
Campanha da Fraternidade de 2012, e a Escola Estadual “D. Lica Raposo”. Jairo Melgaço.
Luz, março de 2012
Idéia Geral: Articular a formação do futuro farmacêutico com os
termos da Campanha da Fraternidade de 2012 [A Igreja propõe como tema da
Campanha deste ano: “A fraternidade e a Saúde Pública”, e com o lema: Que
a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo 38,8)] com a realidade da saúde
no município de Luz, e a Escola Estadual “D. Lica Raposo”.
Objetivo Geral: Avaliar e Refletir sobre a realidade da saúde em
comunidades luzenses mais carentes, à luz das propostas da Campanha da
Fraternidade de 2012, em vista de complementar a formação dos futuros farmacêuticos,
e ao mesmo tempo estender para essas comunidades conhecimentos sobre cuidados
com a saúde, higiene corporal etc. e, além disso, incluir nesse contexto os
alunos da Escola “Lica Raposo”.
Metodologia: Participarão do projeto as turmas de Primeiro, Terceiro,
Quarto e Quinto Períodos do Curso de Farmácia da FASF.
Obs.
Os encontros e os trabalhos de campo e as leituras que serão realizadas com as
turmas serão de acordo com a disponibilidade de tempo e datas pelos próprios
alunos, sendo que as atividades serão distribuídas de acordo com essas
disponibilidades.
Fase 1- Exploratória:
Num primeiro momento os alunos
deverão analisar o Texto Base da Campanha da Fraternidade de 2012,
principalmente a Primeira e Terceira Parte que se referem aos itens que dizem
respeito mais diretamente com a ciência saúde e sociedade, tais como a saúde e
doença, saúde no Brasil, SUS, determinantes sociais da saúde, etc.
Em seguida deverão visitar os PSFs
da área urbana de Luz para identificar as áreas onde se concentram as
comunidades mais carentes de serviços de saúde bem como o acesso e qualidade
dos serviços prestados nessa área.
Finalmente conhecer as turmas das
Escolas Estaduais “Lica Raposo” para identificar problemas de saúde.
Fase 2- Analítica: Nessa
fase as informações e dados serão organizados e tabulados para que seja
possível uma caracterização das realidades pesquisadas.
Fase 3- Propositiva: A
partir da realidade caracterizada na fase dois deverão ser identificados
problemas, situações adversas e carências diversas para que seja possível
estabelecer propostas de contribuição para tentar minimizá-las.
Fase 4 - Intervenção na
realidade: Essa fase ocorrerá desde que não haja nenhum impedimento para
sua realização, tais como falta de verbas, de tempo disponível, de extrapolação
e invasões de esferas de atuação de órgãos públicos, etc.
A princípio pretende-se realizar
intervenções que:
a)
Possam ampliar o conhecimento sobre saúde, numa
abordagem ampla de saúde, das comunidades carentes identificadas e, ao mesmo
tempo, esclarecer sobre os direitos ao acesso a serviços de saúde garantidos
por lei;
b)
Contribuam para a formação do futuro farmacêutico;
c)
Auxiliem nos estudos sobre a saúde na Educação
Básica e na formação do futuro farmacêutico.
Fase 5 – Recursos: Serão
utilizados os recursos materiais e humanos disponíveis em todos os momentos da
execução do projeto. Em função das propostas apresentadas e do volume de
recursos necessários para que possam ser colocadas em prática, todas as fontes
de recursos financeiros serão utilizadas, tais como a FASF, a Prefeitura
Municipal através da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Educação e, ao mesmo
tempo, órgãos ligados ao Governo do Estado de Minas e à União, além das Igrejas
das diversas religiões, eventualmente poderão ser contatados.
Fase 6- Avaliativa. Durante a realização do
projeto deverão ser incluídos momentos e instrumentos de avaliação. Ao final da
realização do Projeto deverá ser feita uma avaliação geral dos seus resultados
para que possa ser elaborado um relatório final (ao longo do processo serão
reunidos dados, informações, fotografias e etc. para que seja montado um Portfólio) que deverá ser composto da
contribuição de todos os alunos dos períodos do curso de Farmácia envolvidos no
projeto.
Referências Bibliográficas:
Conferência
Nacional dos Bispos do Brasil / Campanha da Fraternidade 2012: Texto-Base.
Brasília, Edições CNBB. 2011.
GUYTON. Arthur C., HALL, John E. Fundamentos de Guyton – Tratado de
Fisiologia Médica. 10ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A.
2002.
JULIATTO, Clemente Ivo e OLIVEIRA,
Paulo Eduardo. (Coords.) Um jeito próprio
de cuidar: reflexões e propostas para a área da saúde. Curitiba:
Champagnat, 2005. (Coleção Institucional, 1)
REPETTO, Enrico (Org.). O guia da medicina: da formação
acadêmica à prática profissional. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário