Causo do "Zico do Bico".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNFA_jfFrhKcdifMn8vi83eADkY8ksi2RWyXAhGr46hzmB8mGpocnREegKqfflNhZaVlmN_voIXqkcQUALm5YPIjIVRzudHDsaJMEnI490eFutCkFdz2AfboxN1MDIZYOJkTNaitPfXiJH/s320/Zico.jpeg)
Meu tio Zico
Em outra ocasião recebemos uma visita de um casal de amigos de Bom Despacho. Esse meu amigo gosta muito de brincadeiras e pegadinhas. Ficar perto dele significa sempre estar de bom humor. Estávamos na varanda da casa: eu, ele e o Zico. Diferentemente do "Vado" e sua facilidade com a matemática, o Zico era bem o contrário. Eu costumava brincar muito com ele tendo como tema a matemática ou mais precisamente, a aritmética. Algumas pessoas chegavam a achar que aquilo não era muito aceitável, como se fosse uma ofensa a ele. Mas eu tinha certeza que o Zico não dava a mínima para aquilo tudo, e que ele levava sempre “numa boa” aquelas brincadeiras.
Então resolvi brincar com ele mais uma vez e disse ao meu amigo: você quer ver como o Zico é craque na matemática? Ele se voltou para o Zico e perguntou:
é mesmo Zico?
O Zico somente olhou e ficou com uma expressão de estar pensando o que iria responder. Então eu disse: é ele é craque mesmo... Quer ver? Então vamos ver Sô Zico se ocê é bom mesmo:
Quanto é um + um?
Na sua forma característica demorou um pouco e repetiu a pergunta:
um + um?
É Sô Zico um + um.
Demorou bastante desta vez, mas respondeu:
um + um é treis.
O meu amigo achando graça disso:
uai Sô Zico, Cê passo perto.
Mais algum tempo e:
Passei perto?
É passou perto. O Zico pensou, pensou e respondeu como Arquimedes com sua Eureka:
ah! então é QUATRO.
Tem como não admirar toda esta
simplicidade, ingenuidade e paz de espírito?