domingo, 17 de junho de 2012


RESUMO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DE JAIRO MELGAÇO.

Título: GEOMORFOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRODUÇÃO AGRÍCOLA EM MUNICÍPIOS  DO ALTO JEQUITINHONHA – SERRA DO ESPINHAÇO MERIDIONAL – MG.
Autor: Jairo Melgaço
Orientadora: Profa. Dra. Cristina Helena Ribeiro Rocha Augustin

Data de Defesa: 25/01/99

Banca Examinadora: Profa. Dra. Cristina Helena Ribeiro Rocha Augustin (UFMG)
Profa. Dra. Heloísa Soares de Moura Costa (UFMG)
Prof. Dr. Marcos Roberto Moreira Ribeiro (UFMG)
Prof. Dr. Paulo Sérgio Lúcio (UFMG)
Área de Concentração: Geografia e Análise Ambiental
Resumo:
            O planejamento Ambiental pode e deve estar associado com a Educação Ambiental. Na implementação das medidas, ela pode ser um canal de comunicação e de ações concretas.
            A geografia apresenta uma relação direta e histórica com os dois componentes básicos da Educação Ambiental: o ambiente e a educação.
            Importa o(s) homem(ns) é sua participação na mudança de atitudes e de valores na utilização mais adequada dos recursos naturais, no destino dos dejetos e, consequentemente, na construção de um mundo melhor.
            A área de abrangência do Planejamento é definida em função de suas características e objetivos. Um Planejamento Ambiental Regional busca uma escala na qual se realiza “o máximo de generalidade compatível com o máximo de verdade concreta” (PÉDELABORDE). Também pode fornecer opções para a implementação de Planos Setoriais e Locais.
            O caminho metodológico é uma tentativa de conciliação, na forma de uma complementariedade, entre as abordagens geográficas sistemática, ou geral e corológica ou regional. O ataque é contra a depredação e a poluição. A primeira, nesse caso em particular, é o foco principal. A busca é pela melhoria das condições sócio-ambientais de vida.
            Determinados tipos de planejamentos têm como pré-requisito os inventários ou diagnósticos da situação, para que se possa estabelecer o prognóstico. A geografia física e a geomorfologia, ou vice-versa, apresentam-se como opções, para que seja possível estabelecer um roteiro metodológico para a produção de tais diagnósticos.
            A Geomorfologia, ou as ciências geográficas em geral, podem se relacionar com a educação ambiental de duas maneiras: 1 – realizando macrodiagnósticos que identifiquem áreas-problemas e, ao mesmo tempo, forneçam as informações necessárias para projetos locais-participativos de educação ambiental, voltados para a solução desses problemas; 2 – fornecendo resultados de pesquisas pré-selecionados, em função da população-alvo a que se destina, o que poderá levar a uma maior participação e co-responsabilidade para com as soluções propostas.
            A área analisada apresenta pelo menos oito possíveis áreas-alvo para esses projetos de educação ambiental: SW, NW e SE de Gouveia; parte central de Couto de Magalhães de Minas; Felício dos Santos; NW do Serro (Espinhaço); região central do Serro; parte sul de Datas e Presidente Kubitschek.
            O roteiro para o estabelecimento de documentos cartográficos sócio-ambientais permite a identificação de áreas-meta e grupos-meta para aplicação de projetos locais-participativos de educação ambiental.

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