RESUMO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DE JAIRO MELGAÇO.
Título: GEOMORFOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRODUÇÃO
AGRÍCOLA EM MUNICÍPIOS DO ALTO
JEQUITINHONHA – SERRA DO ESPINHAÇO MERIDIONAL – MG.
Autor: Jairo Melgaço
Orientadora: Profa. Dra. Cristina Helena Ribeiro
Rocha Augustin
Data de Defesa: 25/01/99
Banca
Examinadora: Profa. Dra. Cristina Helena Ribeiro Rocha Augustin (UFMG)
Profa. Dra. Heloísa Soares
de Moura Costa (UFMG)
Prof. Dr. Marcos Roberto
Moreira Ribeiro (UFMG)
Prof. Dr. Paulo Sérgio Lúcio
(UFMG)
Área de Concentração: Geografia e Análise Ambiental
Resumo:
O
planejamento Ambiental pode e deve estar associado com a Educação Ambiental. Na
implementação das medidas, ela pode ser um canal de comunicação e de ações
concretas.
A
geografia apresenta uma relação direta e histórica com os dois componentes
básicos da Educação Ambiental: o ambiente e a educação.
Importa
o(s) homem(ns) é sua participação na mudança de atitudes e de valores na
utilização mais adequada dos recursos naturais, no destino dos dejetos e,
consequentemente, na construção de um mundo melhor.
A
área de abrangência do Planejamento é definida em função de suas
características e objetivos. Um Planejamento Ambiental Regional busca uma
escala na qual se realiza “o máximo de generalidade compatível com o máximo de
verdade concreta” (PÉDELABORDE). Também pode fornecer opções para a
implementação de Planos Setoriais e Locais.
O
caminho metodológico é uma tentativa de conciliação, na forma de uma
complementariedade, entre as abordagens geográficas sistemática, ou geral e
corológica ou regional. O ataque é contra a depredação e a poluição. A
primeira, nesse caso em particular, é o foco principal. A busca é pela melhoria
das condições sócio-ambientais de vida.
Determinados
tipos de planejamentos têm como pré-requisito os inventários ou diagnósticos da
situação, para que se possa estabelecer o prognóstico. A geografia física e a
geomorfologia, ou vice-versa, apresentam-se como opções, para que seja possível
estabelecer um roteiro metodológico para a produção de tais diagnósticos.
A
Geomorfologia, ou as ciências geográficas em geral, podem se relacionar com a
educação ambiental de duas maneiras: 1 – realizando macrodiagnósticos que
identifiquem áreas-problemas e, ao mesmo tempo, forneçam as informações
necessárias para projetos locais-participativos de educação ambiental, voltados
para a solução desses problemas; 2 – fornecendo resultados de pesquisas
pré-selecionados, em função da população-alvo a que se destina, o que poderá
levar a uma maior participação e co-responsabilidade para com as soluções
propostas.
A área
analisada apresenta pelo menos oito possíveis áreas-alvo para esses projetos de
educação ambiental: SW, NW e SE de Gouveia; parte central de Couto de Magalhães
de Minas; Felício dos Santos; NW do Serro (Espinhaço); região central do Serro;
parte sul de Datas e Presidente Kubitschek.
O
roteiro para o estabelecimento de documentos cartográficos sócio-ambientais
permite a identificação de áreas-meta e grupos-meta para aplicação de projetos
locais-participativos de educação ambiental.
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